Procon-SM participa de mutirão nacional de negociação de dívidas bancárias ao longo de novembro

Com informações de prefeitura de Santa Maria

Procon-SM participa de mutirão nacional de negociação de dívidas bancárias ao longo de novembro

Foto: Nathália Schneider (Arquivo Diário)

A prefeitura, por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor de Santa Maria (Procon-SM), participa, a partir desta segunda-feira (3), do Mutirão Nacional de Negociação e Orientação Financeira. O objetivo é auxiliar os endividados a buscar soluções para o pagamento de dívidas bancárias, resolver pendências e limpar o nome dos cadastros restritivos de crédito, como SPC e Serasa.

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– Poderão ser negociadas dívidas bancárias, como cartão de crédito atrasado, cheque especial, empréstimo pessoal, entre outros. Este mutirão é uma oportunidade imperdível para quem quiser começar 2026 com o bolso em dia – explica a coordenadora executiva do Procon-SM, Marcia da Rocha.

A iniciativa ocorre até 30 de novembro, é promovida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e bancos associados em parceria com o Banco Central (Bacen), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), pela Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil).


Quais dívidas podem ser negociadas?

Dívidas em atraso no cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado e demais modalidades de crédito contratadas em bancos e financeiras, desde que não possuam bens dados em garantia e não estejam prescritas.


Quais dívidas não podem ser negociadas?

Não se enquadram neste mutirão as dívidas que tenham bens em garantia (veículos ou imóveis, por exemplo), dívidas prescritas, contratos que estejam com parcelas em dia e dívidas que se enquadrem na Lei do Superendividamento (quando o indivíduo endividado está impossibilitado de quitar as dívidas e manter a sua subsistência ou a de sua família).


Como participar?

Para atendimento em Santa Maria, os consumidores interessados em participar do mutirão devem agendar horário no Procon-SM pelo telefone (55) 3174-1556 ou WhatsApp (55) 99178-3621 (somente texto). Os canais estão disponíveis para agendamento das 8h30min às 16h30min, de segunda a sexta-feira. O Procon-SM está localizado na Avenida Rio Branco, 639, Centro.

No atendimento presencial é obrigatório levar: documento pessoal e os contratos das dívidas. Caso não tenha, o consumidor pode levar qualquer documento que comprove o débito, como faturas, comprovantes de pagamento de compras ou serviços, entre outros. O Procon-SM também estará atendendo de forma online através do site Atendimento Online Procon-SM. 

Além disso, será possível utilizar o portal consumidor.gov.br para a negociação das dívidas. Para tirar dúvidas ou solicitar mais informações, basta entrar em contato pelo pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (55) 3174-1556 ou WhatsApp (55) 99178-3621 (somente texto).

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